Como definição de corretora no universo OneFinance, entende-se qualquer instituição financeira através da qual possa transacionar títulos financeiros. Pode ser o seu banco de longa data ou qualquer outra corretora especializada ou banco digital.
Alguns exemplos incluem:
Toda e qualquer transação terá de ficar associada a uma corretora para que seja possível segregar e categorizar corretamente os seus investimentos.
O portal OneFinance.pt disponibiliza +20 corretoras que já estão pré-configuradas, mas poderá também acrescentar as suas próprias, caso use alguma que não esteja disponível.
Para aceder à página de corretoras, poderá aceder ao *menu lateral esquerdo → Definições → Info s/ Corretoras*
ou clicar
aqui
De notar que as corretoras previamente definidas não podem ser alteradas pelo cliente, mas pode adicionar as que desejar, de acordo com as suas necessidades.
No topo da página encontra um botão “Adicionar” onde poderá colocar os detalhes da corretora que pretende inserir.
Aqui poderá inserir o nome da corretora, o país da sede e o NIF. Apesar do NIF ser opcional, é vantajoso preencher o número correto de modo que a sua declaração de IRS seja também preenchida, evitando que tenha de editar posteriormente essa informação manualmente.
A imagem seguinte mostra as corretoras que foram adicionadas pelo investidor após seguir o passo anterior.
Além dos campos que definiu, há um campo gerado automaticamente que representa o código da corretora. Neste caso, a corretora Banco BPI ficou registado com o código “18D7AE31”. Saber o código da corretora é especialmente útil quando deseja importar uma grande quantidade de transações através da funcionalidade implementada usando Google Sheets.
Só poderá editar / eliminar as corretoras adicionadas por si e estas não poderão estar associadas a qualquer transação. Neste caso, a corretora não será eliminada.
Para editar/eliminar, localize a corretora que deseja alterar e clique no respetivo ícone localizado na 1ª coluna.
Todas as corretoras, independentemente de como foram criadas, têm um código que as identifica e que deverá ser usado no processo de importação via Google Sheets.